Total de visualizações de página

domingo, 25 de fevereiro de 2007

SOMOS O CINEMA



ILUMINADO o dia em que Deus, com seu Bárbaro senso de humor – igual á uma comédia italiana – proporcionou a UMA MENTE BRILHANTE a idéia de criar o cinema, o CINEMA PARADISO, o paraíso para a imaginação ir ALÉM DA IMAGINAÇÃO.

Se o tempo é uma ilusão, para nós espectadores mortais e NADA É PARA SEMPRE, talvez a VIDA não fosse vida antes do advento do cinema. A SOMBRA E A ESCURIDÃO andavam juntas. O DIA DEPOIS DE AMANHÃ era uma incógnita. E vendo – Deus – que ASSIM CAMINHAva A HUMANIDADE, A ESPERA DE UM MILAGRE, resolveu dar-lhes GRANDES ESPERANÇAS na forma de arte, para que as pessoas com seus OLHOS FAMINTOS não mais ficassem ansiando UM SONHO DE LIBERDADE.

Este foi O DIA EM QUE A TERRA PAROU...

Pois somente no mundo cinematográfico, pessoas NORMAIS, pessoas SEM DESTINNO, pessoas simples, poderiam sair do anonimato da simplicidade de ser e ser aquilo que sempre sonharam ser. Poderiam deixar de ser por vezes UM ESTRANHO NO NINHO de seus próprios mundos privados e, sem ter que usar nenhuma MÁQUINA DO TEMPO, voltar nos tempos e ser um GLADIADOR da ROMA Antiga enfrentando todas as iras de JULIUS CÉSAR e de CLEÓPATRA; ou estar perdido em algum PLANETA DOS MACACOS enfrentando ALIENs e PREDADORes; ser um mafioso protegido pelo PODEROSO CHEFÃO ou um dos gangsteres INTOCÁVEIS que desafiaram a lei-seca americana com seus cavalos-de-pau... cavalo... indomável CORCEL NEGRO... cavalo de TRÓIA.

Podíamos ser um CONTADOR DE HISTÓRIAS, histórias fantásticas, histórias reais, histórias bíblicas (pois se a CIDADE É DE DEUS, A PAIXÃO É DE CRISTO), histórias de ficção, histórias que desafiam a compreensão; histórias de pistoleiros IMPERDOÁVEIS que cavalgaram pelo Velho Oeste ao lado de WHIAT EARP, fugindo com BILLY THE KID e tiroteando em TOMBSTONE.

E foi possível viajar num MUNDO DA FANTASIA por todas as épocas; desde tempos JURASSICos, até o Egito antigo com as suas MÚMIAS, ou em outros tempos (quem sabe lá por "1492" ou depois) ser O MESTRE DOS MARES resgatar o barco La AMISTAD, singrar com os PIRATAS DO CARIBE em uma verdadeira ODISSÉIA para depois conhecer os TEMPOS MODERNOS na visão de um palhaço sério... CHARLES CHAPLIN.

Apenas em um rolo de filme é que fomos capazes de sonhar quando não podíamos. Entrar noutra dimensão para atravessar a PONTE DO RIO KWAY e ajudando no RESGATE DO SOLDADO RYAN, conseguir, também, escapar dos campos de concentração nazistas graças à LISTA DE SHINDLER; Guiar um carro CONDUZINDO MISS DAISY até a SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS onde ela pôde DANÇAr COM LOBOS ao som AMADEUS não foi o mesmo que participar de uma VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS ou em 60 SEGUNDOS; a diferença é que alguns veículos são VELOZES E FURIOSOS.

Os mais belos devaneios, como ser DON JUAN DE MARCO, sentindo o PERFUME DE MULHER da DAMA DE VERMELHO dentro da romântica CASABLANCA só foram possíveis graças à tela grande que na sua plenitude nos fez evoluir para um SEXTO SENTIDO. ao ponto de vermos GHOSTS DO OUTRO LADO DA VIDA, e mesmo sabendo que com CARTAS MARCADAS, DESTINOS CRUZADOS e AMORES IMPOSSÍVEIS, podemos ter finais felizes; pois A VIDA É BELA.

Enfim, somente o cinema foi capaz de expressar sentimentos e deixa-los À UM PASSO DA ETERNIDADE e, se algum dia você derrubou uma lágrima E O VENTO LEVOU, não se surpreenda, isto faz parte da Sétima Arte, onde cada um de nós é um astro na constelação de LUZES DA RIBALTA.

Nenhum comentário: