Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Aos queixosos - O Brasil pode melhorar (mas a coisa é lenta)

O que se escuta nas esquinas deste Brasil, o que se lê nas conversas eletrônicas e nas postagens dos mais diversos Blogs ultimamente, são queixumes, reclamações, protestos contra a nossa própria sociedade. Leitores deste blog aproveitaram-se desta “onda nacional de queixas” para reclamar sobre o meu desinteresse com os fatos recentes no cenário nacional.

Lavagem de dinheiro? No Brasil isso é tão comum quanto a dependência à economia estrangeira (se lava dinheiro desde que o Brasil é Brasil.. ou melhor, colônia).

Corrupção e os governantes “sem saber” do que está acontecendo? Não é um tema recente; isso foi deveras comum no mais longo governo do Brasil, onde D. Pedro II envelheceu no trono e, enquanto se preocupava com futilidades imperiais, seu grupo ministerial governava preocupado nos seus próprios interesses (pouco antes, na Regência – 1831/1840 - a novela foi a mesma).

Crises e o enfraquecimento do Brasil no cenário internacional? Também é um assunto comum, pois desde que a nação foi criada, a dívida e a dependência ao capital externo são marcas indeléveis na geografia continental do Brasil. Mas NUNCA tivemos um corpo diplomático tão inexpressivo e fraco como este que tem nos representado ultimamente nas questões internacionais. O gás natural que o Brasil produzia na Bolívia volatilizou-se como uma flatulência (entenda-se “peido”) nas bombachas de um gaúcho e hoje o gasto daquela mega-construção enriquece o país vizinho que nos vende o gás que era pra ser (em parte) nosso. Itaipu, nossa fonte natural de energia elétrica está indo pelo mesmo caminho (o beleléu!); o Paraguai tem fortes intençoes de rever o contrato desta bi-nacional e nacionalizá-la como unicamente paraguaia, deixando o Brasil na necessidade de ou pagar mais pela energia que consome aqui no sul e sudeste, ou então nos remeter à Idade Média, com a iluminação a base de luz de velas. Saudades do Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Junior; Diplomata, Ministro de Estado, Geógrafo e Historiador que alargou as fronteiras do já continental Brasil, anexando territórios que hoje compreendem o Acre, Amazonas, SC, Amapá).

O passado do Brasil se reflete no presente e nos dá uma pequena demonstração do que será o futuro desta nossa enorme nação.

Problemas? Sempre houveram, não será diferente.
Gente se queixando? Isso é mais comum do que assistir novela na Globo. Mas os queixosos são pessoas que, além de sofrer deste mal, sofrem também de amnésia política, pois elegem os governos e depois reclamam destes mesmos que governam esquecendo de seus eleitores.
-
Mas ontem, foi um dia histórico para política e para a sociedade brasileira. A data 20 de Agosto de 2008 deve ser lembrada e comemorada, pois decreta o fim de uma prática secular em nossa nação, antes mesmo dela se tornar nação.
Pero Vaz de Caminha mal havia chegado em terras brasileiras e já nas suas primeiras cartas fazia pedidos ao rei de Portugal para trazer das Ilhas de São Tomé seu genro. Assim, no longínquo século XVI iniciava-se (pelo menos no Brasil) a prática do NEPOTISMO.

Ontem, depois de séculos e centenas de governos que usaram as eleições para dar emprego e cargos políticos a parentes, o Supremo Tribunal Federal decretou proibida tal prática para os três poderes (Judicial, Executivo e Legislativo) impedindo que se empregue parentes em até terceiro grau em qualquer uma destas instituições.
Bem disse em entrevista o Ministro do STF, Ayres Britto ao citar que tomar posse de um cargo político não é o mesmo que governar um “feudo” tornando-a uma posse particular e de seus familiares.

Todavia, precisa-se primeiro entender que no Brasil, inicialmente uma lei é posta em prática, mas nem sempre é levada a sério e cumprida (vista grossa judicial); é necessário que surjam outras leis que as legitime e decisões extras para que se faça cumprir tal lei. E ontem com unanimidade na votação do STF, foi PROIBIDO qualquer emprego de parentes e ainda deverão ser demitidos aqueles que hoje exercem tais cargos apadrinhados pelos parentes eleitos.
Parabéns à sociedade brasileira, devemos comemorar.

Em Uruguaiana tanto a Prefeitura como a Câmara Municipal de Vereadores vão ficar semi-vazias depois do CUMPRA-SE desta nova (porém antiga) lei brasileira.
-
-
A propósito, charge aolado tem uma pegunta interessante a fazer:
-
-
A matéria, comentada por Alexandre Garcia, abaixo:

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.

Anônimo disse...

Realmente esta postagem inteligente não deveria vir de outra pessoa a nãe ser dele... Pedro!!!
Adorrreiii muito relevante...
E acredito que para os queixosos vai aquela máxima (para mim anônima):
"Precisamos de exemplos e não de opiniões."
Beijos guri...

Anônimo disse...

BRASIL...AS VEZES ME PERGUNTO OQUE EU ESTOU FAZENDO P MELHORAR URUGUAIANA,O MEU RIO GRANDE DO SUL E O BRASIL E ME DEPARO COM A PALAVRA NADA.ISSO MESMO NADA NÃO ESTOU FAZENDO NADA QUERO MAIS É FICAR NA MINHA VIDINHA E DEIXAR A COISA ACONTECER P DEPOIS EU JOGAR A CULPA PARA O CÚ DO OUTRO QUE AO MENOS TENTOU,É SIM MAIS FÁCIL CULPAR E CRITICAR DO QUE COLOCAR A CARA A TAPA...ENTÃO SENDO ASSIM VOU ESCREVER O SEGUINTE QUE AINDA SOMOS UM POVO COMPLETAMENTE MANIPULADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VOU TE DAR UM EXEMPLO EM ROMA OS GLADIADORES LUTAVAM E O POVO ESQUECIA AO MENOS TEMPORÁRIAMENTE SEUS PROBLEMAS E HOJE É A MESMA COISA VEJA O FUTEBOL NAS OLIMPIADAS OS GRANDES JOGADORES VOLTAM P AS SUAS VIDAS MILIONÁRIAS ENQUANTO O POVO Q TEVE POR INSTANTES UMA FUGA DA REALIDADE TORCENDO POR ELES QUANDO SE ACORDA SE DEPARA COM OS MAIS VARIADOS PROBLEMAS DO DIA A DIA:TRANSITO LOUCO,ASSALTOS,TIROTEIOS,FALTA DE COMIDA...E ELES NEM ESTÃO PREOCUPADOS COM OQUE O POVO PENSA,FAZEM CARA DE CULPA E ESTÃO PERDOADOS...VEJA NA POLITÍCA O MALUF FEZ OQUE FEZ E VOLTOU NOS BRAÇOS DO POVO JUNTAMENTE COM COLLOR E OUTROS NOMES...SOMOS UM POVO SEM MEMÓRIA E QUE TEMOS QUE ACEITAR AS COISAS QUE NOS SÃO IMPOSTAS,POIS O ÚNICO MEIO QUE PODEMOS MELHORAR NOSSA CONSCIENCIA QUE É A EDUCAÇÃO ESTÁ DEFASASA DESDE FALTA DE INFRA ESRUTURA ATÉ O ACOMODISMO ISSO SIM ACOMODADOS OS PROFESSORES QUE EM COLÉGIOS QUE SÃO CONCURSADOS DÃO UM LIXO DE AULA ENQUANTO NAS ESCOLAS PARTICULARES LAMBEM CHÃO DOS ALUNOS...MAS COMO É A MAIORIA PÚBLICA ESTÃO FERADOS E CONDENADOS A IGNORANCIA POIS ASSIM DIFICULTA A CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL,CRIAR PESSOAS CRITICAS E COM IDEAIS...(NÃO É TODOS QUE SÃO ACOMODADOS,SÓ 98 PORCENTO)...EM RELAÇÃO A CRISE INTERNACIONAL COMO BRASILEIRO ME SINTO ROUBADO E TIRADO MAIS UMA VEZ P TROXA,PORÉM SE EU FOSSE DE QUALQUER UM DESSES PAISES TAMBÉM ME SENTIRIA ROUBADO POIS É UM PRODUTO NATURAL DAS TERRAS DELES E NOS ESTAMOS PEGANDO PAGANDO MIXARIA,ENTÃO TEREMOS Q ACEITAR Q AMERICANOS E EUROPEUS VENHAM E FAÇÃO OQUE QUEREM NA AMAZONIA...NÃO NÉ POXA E O NOSSO NACIONALISMO...ABRAÇO PEDRO.JOÃO AVILA

Anônimo disse...

Quando vai sair o livro heim???...
Faça uma coletânea do blog... ahh eu vou ser a primeira a compras, mas quero com dedicatória.. :):):)