Getúlio Vargas havia perdido a eleição presidencial de 1929 para Julio Prestes, candidato paulista apoiado pelo então presidente - também paulista - Washington Luís.
Em meio a protestos contra as fraudes eleitorais que teriam dado a vitória a São Paulo, além do assassinato do candidato a vice da chapa de Vargas (João Pessoa) e o acidente aéreo que matou o tenente Siqueira Campos, os gaúchos articularam um golpe para derrubar o governo de Washington Luís e empossar Getúlio Dornelles Vargas.
Ao saberem que os gaúchos haviam partido de trem e a cavalo do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro, alguns jornais paulistas e cariocas publicavam reportagens desafiantes, afrontando que "jamais os gaúchos atarão seus cavalos no Obelisco da Avenida Rio Branco".
Em 03 de Novembro de 1930, após entrarem triunfais no RJ, gaúchos atavam seus cavalos no Obelisco, derrubavam o governo de Washington Luís, encerravam a República do Café com Leite, venciam a Revolução de 1930, mudavam o rumo da história do país e provavam ao Brasil que JAMAIS deve-se desafiar o Rio Grande do Sul.
Honramos o hino que diz: "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra!"
Viva o Rio Grande do Sul!
Viva a Verdadeira Revolução que o Rio Grande venceu!
* COMPARTILHE A HISTÓRIA HEROICA DO RS *
Nenhum comentário:
Postar um comentário