Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NA DÚVIDA, TOME UM COMPRIMIDO

Desde que meu filho começou a estudar numa escola pública da rede municipal de Uruguaiana, seguidamente eu era chamado por professores e supervisores para tratar sobre o suposto "deficit de atenção" dele em sala de aula para determinadas disciplinas.
Ano retrasado, a professora que é orientadora da escola solicitou que o encaminhássemos para um tratamento psicológico dada a sua "falta de atenção" e ainda sugeriu que num caso como o dele o uso de medicamento para desenvolver atenção e suprir essa necessidade seria uma das soluções para o caso.
Concordando com o pedido da professora, mas discordando da sugestão dada pela mesma, no decorrer do ano passado, realizamos todos os tipos de exames e, para surpresa de todos (e confirmação do que eu já avaliava), provou-se que meu filho não tem nenhum problema psicológico.
As eventuais "faltas de atenção" se dão em decorrência da péssima qualidade de ensino que ao invés de atrair o aluno para o conhecimento, o afasta, devido a sua didática ineficaz.

Passados mais de dois anos do caso onde a professora sugeriu que somente com medicação faríamos meu filho se tornar um bom aluno, comecei a perceber que atualmente, para qualquer situação humana, faz-se uso de medicamentos.
Pois se você estiver triste, basta tomar Prozac. Se você estiver com insônia, basta tomar Diazepam ou Valium. Se você estiver ansioso, basta tomar Rivotril. Se você não conseguir ter atenção, basta tomar Ritalina. E até se você estiver impotente, basta tomar Viagra.

No fim das contas, a vida passa por uma pílula. Qualquer que seja o seu problema, vá na farmácia e compre a cura.
10.000 anos de evolução humana e seus problemas solucionados numa capsula?
Que triste fim da nossa humanidade.

Dispense comprimidos. Não procure na farmácia aquilo que devemos procurar na vida. Afinal, para deixar de estar triste, procure redescobrir a alegria. Para evitar a insônia e dormir uma boa noite de sono, procure estar em paz. Para evitar a ansiedade procure se conhecer melhor e desafiar-se. Para ter atenção, concentre-se naquilo que você mais gosta. E até para ter seus desejos por outra pessoa, procure alguém que verdadeiramente seja como você quer.
E para aquela professora que acha que aluno precisa se medicar pra ser um bom aluno...
.. bom, infelizmente pra ela ainda não inventaram a pílula para ser professora.

Nenhum comentário: