Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Uruguaiana de GETULIO "FELICE" VARGAS

PREFEITO FELICE DECIDE CONSTRUIR NOVO HOSPITAL:

http://tribunadeuruguaiana.blogspot.com/2011/12/prefeito-decide-construir-novo-hospital.html#comment-form (Fonte: Blog do Jornal Tribuna)

Esse é o planejamento do final melancólico daquilo que os livros de História poderiam (repito: poderiam) chamar de ERA FELICE. Mas esta história não serve nem pra rodapé de livro.

Depois de fazer um populismo escrachado; depois de gastar mais que o próprio orçamento, construindo praças e demais obras supérfluas (enquanto setores padecem); depois de agir ditatorialmente para com seus opositores, Felice resolve construir de TUDO, sem pensar nas consequências futuras; até porque FUTURO é algo que não lhe pertence (por estar inelegível e não ter nenhum "coringa" para dar sequência à dinastia").

As obras "faraônicas" e suas dívidas cairão no colo dos próximos governos que, limitados orçamentariamente, não poderão fazer nada por Uruguaiana. Assim, a população saudosamente (e iludida eternamente) lembrará daquele que fez Uruguaiana vencer. E talvez em 4 anos buscarão trazê-lo de volta "nos braços do povo".

Tudo belo.

Tudo heroico.

Tudo à semelhança daquele que foi o mais ambíguo dos governantes do Brasil: GETULIO VARGAS. Que foi populista ao extremo, deu “presentes” ao povo; que usou dos meios de comunicação pra se promover; que implantou uma ditadura dentro de seu próprio governo para achatar a oposição. E que no fim, melancolicamente semelhante tentou se manter através do Queremismo.

Só que na volta daquele gaúcho de São Borja, a corrupção foi à público. A oposição foi forte e eficaz. E uma bala lhe passou o peito.

Mas para ser lembrado ETERNAMENTE – devido ao “megalo-EGO” – eu arrisco dizer que daqui alguns anos poderemos ouvir um estouro de revolver, contra o próprio peito, retumbando entre os transeuntes da Praça Barão do Rio Branco, à semelhança daquele agosto fatídico.

Mas a refilmagem NUNCA sai melhor que a versão original.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer eu já sei quem foi.

Vanessa disse...

o futuro não lhe pertence, por dois motivos.. Um- claramente explicado por ti, e Dois, pois se trata de uma pessoa de idade avançada. O futuro, é de nossos filhos, que vão ter que se ralar muito, para pagar as contas desta gestão.
Na mente de pessoas que não conhecem ou não querem saber desta parte da "historia uruguaianense", vai ser lembrado como o prefeito que ajeitou a cidade e a deixou bonita. Já para nos, os que sabemos o que acontece aqui, será lembrado como uma pessoa de idade avançada, déspota, autoritario, infantil, mal educado e mentiroso, que governou esta cidade por 8 anos, assediando, difamando, ofendendo, e sendo a maçã podre que enfrenta aos seus propios colegas: os professores.
Lamentável o estado que vai deixar esta cidade. As estruturas podem estar "bonitas"... mas o seu interior, e feito com o material mais merreca possivel. De que adianta um novo hospital, se ele nem respeita aos trabalhadores que ali dentro exercem a sua profissão?
Não adiana mais escolas, se os professores são mal remunerados.
De que adianta mais e mais quadras de asfalto, se o mesmo e um "banho-maria-asfáltico"
Acho que tudo isso e um tapa na cara de cada cidadão que trabalha e se esforça para pagar em dia seus impostos, pois é com o nosso suor que se sustenta tanta idiotice egocentrica.

Tiago disse...

Tens razão Vane!!!

Anônimo disse...

Pão e circo.

Anônimo disse...

Pão e circo.

Anônimo disse...

Mas governo são três poderes, EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO.
Digo isso para afirmar que este arremedo de cidadão, arremedo de ditador, livremente, fez e aconteceu também por inanição dos demais, principalmente o LEGISLATIVO, que há muito tempo deveria ter se comportado como PODER, que de direito é, e adotado ações para evitar a catástrofe anunciada por alguns meios de comunicação - aliás, alguns não, em Uruguaiana só vejo um veículo combater de fato este tirano. Então, meus amigos, a responsabilidade por tudo isso também é dos Vereadores, mas principalmente, do POVO que o elegeu, que o escolheu, enganado ou não, ainda hoje o aclama. A responsabilidade também é dos líderes sociais, dos que se dizem pensantes, dos que se dizem preocupados com o futuro da cidade mas também nada fizeram. O bordão é antigo, mas é fato: O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

Vanessa disse...

Anônimo 14:24:

há anos..e por muitos anos, me resistia e ficava chateada quando ouvia essa frase "cada povo tem o governante que merece"
Hoje, penso que antes estava enganada, e e verdade tudo isso.
SIM! MERECEMOS...principalmente, quando o povo tem a oportunidade de mudar o rumo da historia nas urnas, fica ilusionado nas promessas, esquecendo de julgar os fatos a traves das realidades pretéritas.