Total de visualizações de página

domingo, 18 de outubro de 2009

Coisas que os pais nos falam

Certa vez meu pai (um verdadeiro filósofo de galpão) me disse uma frase que ecoa retumbante em mim até hoje.
Não é para menos; a profundidade dela é de uma realidade cruel que muitos de nós fingem não querer acreditar, mas dela não podem escapar.
Como filho, nunca absorvi tudo que o velho (no auge de suas quase oito décadas) me ensinou; já o chamei de louco, extremista, conservador, sonhador e até pessimista demais. De todas as acusações ele tem como veredicto a absolvição, pois sua defesa é a experiência de vida.
Mas para perceber o valor das coisas e ensinamentos que ele me passou (ou pelo menos tentou) eu sempre tive que contrariar, bater com a cara na parede e depois aprender. Foi assim com a bendita frase.
Quando se vive o fim de um relacionamento – e disso eu já estou entrando com uma tese de doutorado – a pessoa busca esquecer do vivido de muitas formas: sai com os amigos, viaja, faz festa, conhece outras pessoas, buscando assim ocupar o tempo que tem e o tempo que talvez tenha perdido.
Nesses dias tudo é alegria, diversão e não se tem tempo nem pra pensar nos acontecidos recentes. Se vive intensamente o instante, esquecendo-se o passado, vivendo-se o presente e nem se preocupando com o futuro. A vida acaba sendo um baile, com som alto onde se dança conforme o ritmo da música.
“Mas chega a hora em que banda pára de tocar!” Disse o velho pai.
Então é nesse momento que as pessoas presentes vão embora, o salão fica vazio, se olha para os lados e a única coisa que se percebe é o silêncio gritante que ficou.
Assim, a realidade nos cai por cima, a vida – até então de confetes e luzes – volta à normalidade e percebe-se que por mais se que se queira, não há como fugir do destino. Existem apenas válvulas de escape.
Nesse momento, domingo, quase madrugada de segunda, a banda parou de tocar. Aí voltei à realidade. Vou voltar a fazer o que melhor sei fazer: tenho slides de aula pra terminar (pois o que mais gosto está em lecionar) e depois coçar o cabelo do Dartinha que nesse instante dorme ao meu lado (porque a cada dia busco ser um pai melhor que já sou).
Logo mais irei tomar um mate com o papai, sem confessar o quanto ele tem razão sobre as coisas.

Um comentário:

Rafael Fanti disse...

Heeeeeeéee amigo... é copa do muuuuuundo!!! Falando em valvula de escape, "Estou a dois passos do paraiso... não sei se vou voltar" hahahahahaha ...