Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Pedro anda alienado?

Diriam aqueles meus amigos e outros leitores desse blog que sim.
Escrever sobre modos de vida, anseios, perspectivas, quase que de forma filosofal não é bem o estilo de escrita desse rapaz que até alguns meses atrás era uma metralhadora de críticas não poupando quem quer que fosse.
Terá o Pedro perdido o estilo pontiagudo e afiado de escrever?
Terá o Pedro se corrompido ao sistema?
Ou terá o Pedro se tornado mais um alienado dentro dessa sociedade que nos emite mensagens e notícias prontas?


Pois o Pedro lhes responde:
- O que mesmo vocês me perguntaram?



O que tem me ocorrido ultimamente é a sobrecarga de informações e notícias paralelas, que eu gostaria de escrever, mas que não dou conta. Na verdade, eu inicio um tema e quando estou quase na metade dele, o assunto já não é mais novidade e acabo tendo que enviar o arquivo pra lixeira. Depois, leio todas as notícias importantes sobre o novo tema, começo a escrever outro texto e o “novo assunto” vira “assunto velho” em questão de horas.

Então o que fazer? Se antes eu era o crítico, agora tenho críticos sobre mim e o que escrevo. Por um lado é bom; me motiva a escrever. Por isso vou fazer nessa postagem pequenos comentários sobre os fatos recentes que já estão virando coisa do passado:

01 – CRISE MUNDIAL
Não se assustem; o Lula disse que ela não chegará ao Brasil. Quem sou eu pra duvidar do homem?
Mas todos aqueles que projetaram futuro, foram fadados à ridicularização histórica. Foi assim com muitos teóricos e filósofos. Mas como o Lula não é nem um nem outro, talvez ele queira mesmo fazer papel de ridículo pra tentar ser lembrado – mesmo que seja por erros.
Em tempo: assim como em 1929, a crise mundial daquela época foi como as ondas que se propagam depois de uma pedra ser atirada na água. Sobre a Crise de 2008, recém as ondas estão se propagando.

02 – ACIDENTES E TRAGÉDIAS
Tragédia em Santa Catarina; inundações em São Paulo; avião que cai no rio Hudson; mortes e mais mortes nas estradas; ônibus com jogadores de futebol deixa vítimas fatais; até o teto de um lugar sagrado desaba matando fiéis em momento de fé. Em pleno século XXI temos segurança?
Pelo menos vimos que Danrlei – ex-jogador do Grêmio, hoje do Brasil de Pelotas – sobrevivente do acidente do ônibus realmente é IMORTAL. Porém, vimos também que nem a fé segura alicerces de igrejas quando elas estão condenadas pelo Ministério Público. Será que o dinheiro dos dízimos vai cobrir as indenizações, tratamentos médicos e funerais desse sinistro? Se depender de Kaká (maior dizimista dessa igreja que tem seus principais bispos presos por evasão de divisas) sim.

03 – BARACK HUSSEIN OBAMA
Tomou posse aquele que já está sendo considerado o “Messias dos Novos Tempos”. Não que Obama seja a salvação para todos os males. É que esse 43º. presidente, o qual nem cito o nome, – que felizmente deixou o cargo – foi o grande mal da humanidade. Nunca um estadista norte-americano foi tão odiado na história. Qualquer que fosse o novo presidente já seria um grande alívio para o mundo. Melhor ainda sendo essa pessoa alguém como Barack Obama. Alguém com as características dele nos faz acreditar em um mundo melhor, um mundo mais humano, “um mundo para todos” – como ele disse em seu discurso de posse.
Eu acredito em Obama, mesmo sabendo que ele não é Jesus Cristo; mas pior do que foi, para o mundo, esse legado do mal que durou oito anos, não pode ficar.
The Change is coming!!! Yes, we can!!!

04 – A SUCESSÃO DE LULA
Não tem no PT alguém com o carisma do Lula, só se ressuscitassem o Getulio Vargas ou o JK e os filiassem ao PT.
Agora dão os créditos do PAC à Dilma. E como se não bastasse, plastificam o rosto dela pra ficar “mais bonitinha”.
Beleza é só em novela e carnaval. Política é coisa séria.
Infelizmente 99% do Brasil não percebe isso.

05 – RIO GRANDE DO SUL E URUGUAIANA
Ninguém se entende no governo Yeda; nem ela mesmo se entende. A educação – a minha praia – vai de mal a pior; burocratas que não conhecem o ambiente escolar editam novos parâmetros incabíveis para a realidade de uma sala de aula (é a diferença entre a teoria e a prática). O secretariado do governo estadual parece estar participando daquele joguinho infantil chamado “dança da cadeira”, onde sai um por vez. Até quando a governadora vai resistir? Bobeia nem conclui o mandato.
Enquanto isso, em Uruguaiana, temos 80% da mídia local tendenciosa e extremamente bajuladora de um governo reeleito que exerce uma gestão “clean”; fazendo de tudo para dar “pão e circo” à comunidade, mas que vira os olhos pra realidade de quem vive nas periferias.
Um natal com tanta luz acesa que eu andava na minha casa apagando as minhas pra não pagar tão alto na conta de luz (sim, pagamos uma taxa pela iluminação pública, não sabiam?). E o pior, o Natal já vai longe e as luzes seguem ligadas.

Vejo então que as vezes é bom ser alienado, estar fora da realidade; assim a gente não se aborrece nem sofre vendo tais coisas. Porém, se deixarmos passar tudo em frente aos nossos olhos corremos o risco de sermos vítimas de nossas próprias fraquezas como pessoas dentro de uma sociedade.
Por isso se me perguntarem se eu ando alienado, direi que não sei. Queria poder bradar mais alto, criticar e ser criticado, mas já se aproxima a noite em Uruguaiana, tenho que desligar algumas luzes e aparelhos, pois a praça precisa estar bem iluminada.



O último a sair, por favor, apague a luz.

Um comentário:

Alcir Martins disse...

olá, Pedro! Não te enviei endereço de blog antes porque não tinha mesmo. Sou bem novato nessa "blogueiragem" e o "SUB" não tem nem uma semana ainda.
Certamente teremos muita coisa pra dizer e divergir por aqui!!! Mas sem a pretensão de esgotar tudo que é tema, por que como tu disseste, é muita informação, numa velocidade sobre-humana para quem ainda tem que dar aulas, prepará-las, cuidar de filhos e família, olhar pros lados ao atravessar a rua, enfim , coisas que nos garantem a sobrevivêwncia da espécie... mas aos poucos vamos escrevendo e falando, aprendendo e ensinando...
Ainda estou me definindo nos blogs, se vou ter uma "linha" específica ou s evou pegando assim, meio de bate-pronto os temas que chegarem pipocando - lógico s eeu não estiver em posição de impedimento com trabalho, família ou serviço de internet cortado - mas o exercício de blogar também é parte d eum projetopara a escola em 2009: incentivar a gurizada a ser autor/autora e partilhar seus textos com a rede (ou seja: o mundo todo).
ah..a constância dos posts tem uma explicação: FÉRIAS!

Bueno...por ora é isso! até breve...

P.S.: sobre o uso da cor da pele do Obama, até onde eu vi, a campanah dele usou sim, de forma sutil e de bom tom, o fator "diferença" simbolizada na história dele e tb na cor. Não foi literal, mas a imprensa propagou isso. E na posse fez referência ao tempo em que um homem negro, como ele, não conviveria em alguns espaços comusn com muitos dos que celebravam sua posse . Mas é aquela coisa: deixa o homem trabalhar!!! A gente aqui embaixo avalia e bloga depois!