Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2015

A CORDIALIDADE VIRTUAL E A MORTE DO MUNDO REAL

Sou do tempo em que se atravessava a rua para cumprimentar um amigo.
Apertar a mão de uma pessoa, acenar para alguém que passa à distância ou apenas responder com um sorriso sincero eram gestos comuns de cordialidade duma época onde se praticava a amizade real.
Hoje em dia as pessoas conversam por horas através de textos, cliques e emoctions; e silenciam quando se encontram. Participam de grupos de amigos no Facebook e Whatsaap; mas não são – de fato – amigos, pois na rua fingem não se conhecer.

O mundo se inverteu na lógica das relações humanas que atualmente as redes sociais aproximam quem está longe, mas afastam quem está perto.
A cordialidade parece ter ficado restrita ao mundo virtual. As pessoas baixaram demais a cabeça olhando apenas a tela fria de seus recursos digitais.
O mundo tangível ficou vazio. E se as pessoas erguessem a cabeça para olhar o mundo 45° graus acima novamente, veriam recursos reais da vida que estão dia-a-dia sendo descartados.

Essa semana eu vi dois amigos conversando através de seus celulares; cada um de um lado da rua, pois não se viram ou talvez não quiseram se saudar.
E eu ainda sou do tempo em que se atravessava a rua para cumprimentar um amigo.

AMIGOS, CUMPRIMENTEM-SE.

Nenhum comentário: