Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

O QUE MUDA COM O NOVO PAPA ARGENTINO?

Depois da inesperada renúncia do Papa Bento XVI – algo raro na história da Igreja Católica, pois apenas outros três pontífices (Gregório XII, Celestino V e Ponciano) abdicaram ao cargo de Pedro – o último conclave espantou o mundo ao eleger no prazo de pouco mais de dois dias, em apenas 5 escrutínios, um Papa vindo da América do Sul.
Cardeal, da Ordem Jesuíta, Jorge Mario Bergoglio, argentino nascido em Buenos Aires, tornou-se o primeiro Papa Latino-Americano, o primeiro Papa Jesuíta e o primeiro a adotar o nome de um dos santos mais humildes da história do Catolicismo: Francisco.
Enquanto brasileiros lamentavam com resignação a derrota de seu candidato gaúcho, argentinos comemoravam o novo pontificado, rogando que este lhes traga um pouco mais de alegria e bênçãos à este povo vizinho que há muito sofre política e economicamente.

Porém, aqui na região da fronteira, já correm especulações sobre o quê pode mudar nas relações Brasil-Argentina tendo este último país, agora, um Sumo Pontífice portenho. Por isso, com base em hipóteses fúteis, discussões de botequim e teorias sem fundamento sócio-político-econômico (tampouco religioso), vejam a seguir o que pode ser alterado na Argentina - e no mundo - agora que o Papa é Hermano:
- A Guarda Suíça do Vaticano será imediatamente substituída por Gendarmes.
- Paso de Los Libres agora é considerada Terra Santa; a “Calle Colón” será local de peregrinação e “O Buraco de Libres” uma filial do Vaticano.
- A Ponte Internacional Brasil-Argentina agora irá se chamar “Starway to Heaven” quando estivermos indo pra Argentina e "Highway to Hell" quando estivermos voltando para o Brasil.
- As missas não terão mais as celebrações com hóstia. Agora cada fiel vai comungar recebendo um alfajor (“Tatin” nas missas semanais e “Grandote” nas missas dominicais).
- A música “Eu Sou Apenas Um Rapaz Latino-Americano” será transformada em canto gregoriano e oração, em homenagem ao primeiro Papanamericano da história.
- Novos Santos entrarão para o Hall dos Homens de Deus; são eles: San Martin (leia-se “São Martin”), São Perón, Santa Evita de los Descamisados e São Diego Maradona (que recebeu a graça de “La Mano de Diós”).
Em tempo: Lionel Messi, por ser considerado muito jovem ainda para ser santificado, já está sendo retirado do Barcelona para ingressar como seminarista.
- A Opus Dei perderá espaço para a Igreja Maradoniana (apenas por questões óbvias).
- O Colégio Nossa Senhora do Horto deverá mudar de nome (só os fortes entenderão).
- Aquela piada sobre "O Padre Brasileiro e os Argentinos" agora faz parte do INDEX LIBRORIUM PROHIBITORUM (os livros proibidos pelo Vaticano). [clique aqui para ouvir a piada proibida]
- Aquelas comprinhas não permitidas pela Polícia Federal (carne e produtos de origem animal e vegetal) deixarão de ser proibidas. Agora “O Chibo é de Deus”.
- Para ingressar em território argentino não será mais aceita a “Carta Verde”. Agora todo o estrangeiro que quiser ingressar no país precisa apresentar “Carta Santa” e certificado de Catequese e Crisma.
- As Malvinas não pertencem mais aos ingleses. Eles serão expulsos das ilhas assim como Henrique VIII expulsou a Santa Igreja da Inglaterra no século XVI.
Em tempo: O Vaticano esperou 500 anos pra se vingar de Henrique VIII e dos ingleses.
.
Algumas dúvidas também começam a pairar agora que a Argentina tem um Papa.
Por exemplo:
- A demora de dois dias no conclave deveu-se a “catimba argentina”?
- “Quem tem Boca vai à Roma!” Mas e quem é do River Plate vai pra onde?
- Quem apostar no Cassino de Libres pode considerar aquele valor perdido nos caça-níqueis como “ofertório”?
- Todo aquele que for abastecer seu veículo num posto de Libres estará enchendo o tanque com “gasolina batizada” ou “água benta”?
- Como faremos para pedir “batatas” em espanhol?
- Sendo assim, pedir “Papa frita” é uma heresia?
- Se Deus é brasileiro e o Papa é argentino, Jesus então é Uruguaio?
.
Mesmo assim, brincadeiras à parte, desejo um longo e bem-sucedido pontificado à Francisco I; e que o Papa traga novamente a paz e leve acalanto e felicidade ao mundo com suas palavras, sendo ele (mesmo que argentino) um enviado de Deus.
.
A PROPÓSITO: E Cristina Kirchner?
Infelizmente esta nem Papa Argentino e nem Deus salva.


#HabemusTangus


2 comentários:

Anônimo disse...

Mto bom Pedrão devia ter uma coluna no jornal, para nos informar divertirtindo shuashus!!

Anônimo disse...

Ele é CONTRA o casamento gay!!!