Total de visualizações de página

domingo, 7 de setembro de 2008

"Eles" estão cada vez mais sofisticados

Eu não sou de polemizar, longe disso; não é da minha índole apontar o dedo e acusar, sem ao menos tentar mostrar, também, uma solução possível e plausível para a queixa que posso vir a prestar ao me deparar com algum problema social.
Mas se na minha penúltima matéria eu relatei que o Brasil pode melhorar (e destaco: “pode”), entretanto é um processo lento, desta vez cabe à mim enxergar algumas realidades duras de nosso país.
Porém, enquanto nós rastejamos, lentamente, buscando um Brasil melhor, de qualidade e com condições sociais dignas para todos, outros grupos dentro deste mesmo continental Brasil estão anos luz a frente desta nossa inerte sociedade. Este que eu cito são grupos que se aproveitam das facilidades que a justiça, o sistema e a própria sociedade braZileira (sim, com Z) proporciona. Hoje a sociedade que nós vivemos está completamente voltada para o logro, para a ilegalidade, para a fraude e para o cometimento de crimes que vão tornando-nos cada vez mais vítimas dentro de nosso meio viver e fazendo os bandidos mais sofisticados na arte do crime.

Eu tenho a maior clareza mental ao dizer que o Brasil está virando o país do crime; e não é para menos, as notícias que leio diariamente mostram tais atos ilícitos desde as mais baixas camadas sociais até o alto escalão.
Roubar uma galinha ou roubar a previdência, matar um vizinho (por R$ 3,00 reais) ou matar dezenas de pessoas (em uma chacina encomendada), hoje é tão comum que os telejornais estão selecionando quais notícias veicular, porque se noticiarem todas não haverá tempo suficiente dentro do programa.
O crime se modernizou mais rápido que o sistema, o tráfico tem armas mais poderosas que a polícia (e deve-se lembrar que dentro da polícia há os que fornecem armas para o tráfico), a pirataria vende mais que o mercado pagador de ICMS e impostos, o estelionato trafega dentro dos órgãos de justiça, a venda de influências... bom, isso já é bem antigo, a lavagem de dinheiro é tão descarada, escancarada, tão lavada que quase não se faz mais caso disso.
O Brasil, o meu Brasil, o seu Brasil, aquele Brasil que a gente queria (mas que está difícil de sê-lo) hoje é falso em meio à tanta crime e roubalheira, tão falso como uma nota de R$ 3,00 reais (aquela que um vizinho mataria o outro).
Mas aí você diria: - Como um vizinho mataria o outro por uma nota de R$ 3,00 reais, se não existe tal cédula?

Acredite, meu amigo compatriota, o crime já nos proporciona esta nova cédula que pode servir de troco para uma compra de R$ 7,00 reais, quando você pagar com uma nota de R$ 10,00 ou para se cometer um homicídio envolvendo uma dívida irrisória que deveria ser quitada em três notinhas de R$ 1,00 real.

A propósito: Alguém aí tem troco?

A notícia sobre a quadrilha que foi presa aqui no RS com a fabulosa cédula de três reais:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL739721-5598,00.html

Agora eu pergunto: você também é corrupto? a UOL testa você neste Quiz interessante; mas afinal, você é ou não é CORRUPTO? Tem coragem para responder?

Um comentário:

Unknown disse...

Bah! Guri vou fazer um comentário,já que pedes...O sufixo "eiro" designa alguém que exerce uma profissão : pedreiro,padeiro,bombeiro,caminhoneiro,etc...Brasileiro designa o traficante de "Pau-Brasil",os primeiros destruidores de floresta nativa ,acho que deveríamos nos chamar "BRASILIANOS"...